13 Maio o Dia Nacional de denúncia Contra o Racismo

Conferências Municipais de Colombo começam em maio de 2015
12 de maio de 2015
Assessoria do Mandato participa de Audiência Pública sobre transporte coletivo.
14 de maio de 2015
Exibir tudo

No dia que antecede o Dia Nacional de Lutas contra o racismo, a Câmara Municipal de Colombo contou com a presença do Colombense Zelador Cultural Candiero, Presidente do Centro Cultural Humaita e Conselheiro Estadual da Promoção da Igualdade Racial (CONSEPIR).

Candiero apresentou um histórico dos séculos de sequestro, exploração, estupros, torturas, assassinatos vividos pela população negra no Brasil e cobrou ações concretas das autoridades do município, sejam do legislativo ou do executivo municipal.

Nesta oportunidade, solicitamos a palavra ao Presidente da Câmara e parabenizamos o Mestre Candiero pela iniciativa de utilizar a Tribuna Livre e por expor um tema de tamanha importância para nosso município, justamente um dia antes da data que se comemora o Dia Nacional de denúncia ao Racismo.

Vemos muitas instituições comemorar o dia 13 de maio, como o dia da Abolição da Escravatura, mas sabemos que este dia não libertou nenhum negro, nenhuma negra, apenas oficializou a exclusão e a marginalização da nossa população. Sabemos que para a população negra conseguir sobreviver teve que procurar construir sua vida em terras longínquas e desassistidas, chamados quilombos. Mesmo tendo no Brasil a maior percentual de povo afrodescendente, ainda temos as favelas e comunidades carentes como grandes “quilombos modernos”. Em Colombo não é diferente,  segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) 71.718 mil habitantes se declaram pretos(as) ou Pardos(as) no município, o que corresponde a 33,67% de 212.967 habitantes que responderam à pesquisa.

Apresentamos também que nosso mandato tem como prioridade apresentar proposições de ações afirmativas, a fim de combater a exclusão sócio-econômica histórica e estruturante, que afetam principalmente a população negra. Elaboramos através de nosso gabinete, mais de 15 documentos como indicações, ofícios, leis e pedidos de informação que buscam questionar e propor ações efetivas para população negra do nosso Munícipio.

Destacamos as lutas das mulheres negras por um Estado de direitos para todas e todos, que farão uma grande Marcha das Mulheres Negras contra o racismo e as Violências e pela construção do Bem Viver no dia 18 de novembro de 2015, na capital federal.

Sabemos que ser negro ou negra no Brasil, é sofrer preconceito diariamente. Portanto é preciso denunciar, discutir e dar publicidade aos crimes de racismo, pois quando não se fala, esta questão se torna invisível.

O Governo Federal, através da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, criou a ouvidoria, que recebe desde 2011 denúncias contras atos de racismo e discriminação racial em todo país, justamente para atender à população que enfrenta a situação no seu cotidiano. O canal de atendimento ao cidadão é por meio do telefone (61) 2025-7001 ou do e-mail seppir.ouvidoria@seppir.gov.br.

 

Acompanhe nossa proposta para ações afirmativas em Colombo

 

  1. PROJETO DE EMENDA A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA (LDO/2014) Nº 06/2013 – EMENDA 05 – Instituir o Plano de Prevenção à Violência o extermínio contra as Juventudes, especialmente contra a juventude Negra.
  2. PROJETO DE LEI Nº ____/2013 – Dispõe sobre o combate ao racismo no município de Colombo e dá outras providências.
  3. PROJETO DE EMENDA A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA (LDO/2014) Nº 06/2013 – EMENDA 02 – construir uma Campanha de enfrentamento ao racismo institucional no Sistema Único de Saúde (SUS).
  4. PROJETO DE LEI Nº 697/2013  – Institui o Plano Municipal de políticas públicas de juventudes e dá outras providências.

Indicações:

  1. Indicação 860/13 – Implantar Programa Municipal de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Falciformes e Outras Hemoglobinopatias, dando ênfase a especialidades de mulheres em idade fértil.
  2. Indicação 700/13 – Estudos para viabilizar a construção da Praça Zumbi dos Palmares no bairro Nossa Senhora de Fátima / Alto da Cruz.
  3. Indicação 718/13 – Implantação de capoeiródromo público na região do Maracanã.
  4. Indicação 871/13 – Estudos para elaborar uma campanha de enfrentamento ao racismo institucional no sistema único de saúde (SUS) de Colombo.
  5. Indicação 873/13 – Instituir o plano de prevenção à violência o extermínio contra as juventudes, especialmente contra a juventude negra.
  6. Indicação 210/14 – Criação do Memorial em homenagem aos Imigrantes Negras e Negros.
  7. Indicação 389/14 – Realizar estudos para elaboração de propostas que contribuam com o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – SINAPIR, o qual possui financiamento disponível, conforme chamada pública nº 01/2014.
  8. Indicação 536/14 – Estudo para a reativação do departamento de igualdade racial alterando seu nome para do departamento de políticas de promoção da igualdade racial.
  9. Indicação 545/14 – Estudo para a criação do Fórum Municipal de Igualdade Racial.

10. Indicação 546/14 – Estudo para a criação do Conselho Municipal De Promoção À Igualdade Racial.

11. Indicação 686/13 – Realizar formação e capacitação continuada para trabalhadoras e trabalhadores em educação sobre a Lei 10.639/03, que trata da implementação do estudo da história da África e da cultura afro-brasileira na rede de ensino.

Pedidos de Informação:

062.14 – Pedido de dados estatísticos da população negra do Município de Colombo, atendidas pela Coordenação de Medidas Socioeducativas da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social – Governo do Paraná. Responsável: CLÁUDIA REGINA BRONNER FOLTRAN

REQUER INFORMAÇÕES SOBRE O FECHAMENTO DO CURSINHO DA GENTE – cursinho Pré-Vestibular gratuito – que não está mais em funcionamento. O projeto havia sido implantado em 2011 e atendia 200 pessoas, entre jovens e adultos, oriundos de colégios públicos.

Acompanhe mais no site: www.andersonprego.com.br

13/05/2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *