19 de junho – Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença Falciforme

18 de junho – Dia do Orgulho Autista
18 de junho de 2020
20 de junho – Dia Mundial do Refugiado
20 de junho de 2020
Exibir tudo

Hoje é o Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem o objetivo de chamar atenção e sensibilizar o mundo sobre a doença que atinge, em especial, a população negra.

A anemia falciforme é uma doença hereditária, reconhecida como uma das principais doenças genéticas do mundo. Para cada 1.400 crianças nascidas vivas, uma sofre de anemia. Para identificá-la, basta o teste do pezinho em recém-nascidos que está disponível no Sistema Único de Saúde desde 2008 ou e nas gestantes no pré-natal.

Observamos ainda hoje, que a desigualdade racial continua mantendo altas taxas de adoecimento de pessoas negras, vítimas de Anemia Falciforme. A negligencia e omissão são fortes indicadores do racismo institucional no SUS, tendo em vista que a doença é assintomática e pela dificuldade de acesso à saúde devido desigualdades étnico-raciais e sociais, a população negra acaba não tendo os diagnósticos e tratamentos precisos.

O combate as diversas formas de racismo tem sido pauta do mandato do vereador Anderson Prego desde 2013. Confira abaixo algumas proposições:

INDICAÇÃO PROTOCOLO Nº 10641 – implantar o programa municipal de atenção integral às pessoas com doenças falciformes e outras hemoglobinopatias, dando ênfase a especialidades de mulheres em idade fértil

871/2013 – Estudos para elaborar uma campanha de enfrentamento ao racismo institucional no sistema único de saúde (SUS) de Colombo.

Nº 860/2013 – Implantar Programa Municipal de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Falciformes e Outras Hemoglobinopatias, dando ênfase a especialidades de mulheres em idade fértil.

PROJETO DE LEI Nº _____/2016

Institui o Dia Municipal da Mulher Negra no âmbito do Município de Colombo

PROJETO DE LEI Nº ____/2013

Dispõe sobre o combate ao racismo no município de Colombo e dá outras providências.

PROJETO DE EMENDA A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA (LDO/2014)

Nº 06/2013 – EMENDA 02

Construir uma Campanha de enfrentamento ao racismo institucional no Sistema Único de Saúde (SUS).

#Tamojunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *