20 de Novembro o Dia da Consciência Negra

ampliação de convênio com entidades filantrópicas, ongs e hospitais para usuários de drogas
3 de novembro de 2013
A história de um grande país só se faz com a sua Juventude Viva
22 de novembro de 2013
Exibir tudo

O Dia da Consciência Negra tem como objetivo combater o racismo institucional e estrutural muito presente ainda hoje na sociedade, trazendo a celebração da cultura dos povos africanos e afro-brasileiro e de fato promover o debate acerca da contribuição da população negra na história de Colombo, do Estado Paranaense e de todo país.

Os traços africanos estão presentes na beleza, na miscigenação do povo paranaense, na arquitetura, na culinária, na cultura, na medicina, nos costumes e nas crenças locais. No entanto, não há uma prática na escola que valorize esta diversidade e que desenvolva ações para combater o preconceito e à discriminação. As negras e os negros enfrentam barreiras que ainda não foram superadas, como por exemplo, a falta de material didático específico sobre a história e os ensinamentos da cultura africana nas escolas do Paraná, e quando trabalhada é realizada de forma vexatória e discriminatória, além de não haver uma especialização dos profissionais sobre está tema.

Mesmo com a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial não houve um avanço considerável para superar o racismo presente em nosso dia-a-dia, ainda é necessário que os munícipios aprovem leis próprias para combater todos os tipos de racismo e preconceitos.

 

No Brasil temos apenas cerca de 1500 municípios de um total de 5.570 com legislação para o dia da Consciência Negra, frente a estes dados é preciso avançar em politicas  especificas para superar todas as mazelas sofridas por negras e negros.

Vamos juntos na luta pela igualdade verdadeira

20/11/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *