Anderson Prego busca valorização da Capoeira em Colombo e região

Vereador Anderson Prego solicita locação de espaço para instalação temporária do Restaurante Popular de Colombo
7 de novembro de 2019
Consciência Negra
20 de novembro de 2019
Exibir tudo

Na última terça feira (12) foi apresentada aos demais vereadores na sessão ordinária a Indicação Legislativa nº 599/2019 de autoria do vereador Anderson Prego, que solicitou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a abertura de edital de chamamento público para entes federados (município e os estados) e organizações da sociedade civil (grupos de capoeira, grupos afrobrasileiros) para execução de pesquisa, mapeamento e documentação da capoeira, na cidade de Colombo e Região Metropolitana de Curitiba, no estado do Paraná.

O vereador apresentou em sua justificativa que a capoeira é uma manifestação cultural presente hoje em todo o território brasileiro e em mais de 150 países, com variações regionais e locais criadas a partir de suas “modalidades” mais conhecidas: as chamadas “capoeira angola”, “capoeira regional” e “capoeira contemporânea”.

O IPHAN tem empenhado esforços para a realização de mapeamentos de grupos de capoeira, realização de seminários, entre outros, para salvaguardar a Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestre de Capoeira.

O município de Colombo, assim como as demais cidades que compõem a Região Metropolitana de Curitiba, tem grande histórico de manifestação cultural através da Capoeira. No entanto, não há registros de produções que tragam este mapeamento, o que facilitaria o crescimento e enriquecimento deste importante patrimônio cultural brasileiro.

Portanto, a presente proposta visa buscar financiamento para proporcionar a produção de mapeamento e documentação de grupos, com suas referidas práticas, nos diferentes estilos da Capoeira e suas manifestações correlatas.

Segundo Anderson Prego, os grupos não tem condições financeiras para produzir livros, resgatar e produzir músicas, ou seja criar estratégias para que as culturas brasileiras não sejam esquecidas e, para isto é preciso a produção de mapeamento e o resgate histórico da capoeira em Colombo e região.

 

Veja as demais propostas de Anderson Prego para a defesa e promoção da capoeira:

 

Indicação N°: 563/2017  – Estudos para contratação de professor de Capoeira para ministrar aulas nos projetos Pró Criando no município de Colombo.

 

Indicação N°: 466/2015 – Estudos para inserção da capoeira como terapia e atividade física nos espaços destinados à pessoa idosa no Município de Colombo

 

Indicação N°: 536/2014 – Estudo para a reativação do departamento de igualdade racial alterando seu nome para do departamento de políticas de promoção da igualdade racial.

 

Indicação N°: 820/2013 – Estudo para viabilizar a implantação de um Centro de Referência em Juventude na Rua José Antônio Gonçalves em frente ao número 855.

 

Indicação N°: 718/2013 – Implantação de Capoeiródromo Público na região do Maracanã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *