Anderson Prego participa de audiência sobre importância dos educadores sociais

Relatório da OIT revela que desemprego juvenil voltou a crescer
25 de maio de 2013
Orientações do PED (Processo de Eleição Direta)
29 de maio de 2013
Exibir tudo

Na última quinta-feira (23), o vereador Anderson Prego participou de uma audiência pública sobre a importância do papel do educador social. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Curitiba e visava discutir a profissão dos educadores sociais, com a defesa da regulamentação da profissão.

 

O evento, organizado pelo vereador de Curitiba Pedro Paulo (PT), trouxe uma reafirmação da importância do trabalho social. De acordo com o vereador colombense, com a profissão regulamentada, a atividade será mais valorizada e qualificada. “Tenho certeza que a regulamentação trará pontos positivos para a defesa dos direitos humanos, um alicerce importante para o combate à violência”, alega Anderson.

 

O público presente participou ativamente do debate e pode apresentar diversas demandas e problemas enfrentados pela categoria. Dentre elas, a concessão da gratificação de risco pessoal e social a todos os educadores sociais. A matéria já tramita nas comissões da Câmara Federal e, se aprovado, a presidente Dilma Rousseff deve sancionar já no segundo semestre deste ano.

Dia Municipal

Pedro Paulo apresentou, na última quarta (22), projeto de lei (005.00212.2013) que pretende instituir o Dia Municipal do Educador Social, em 19 de setembro. A data daria início à Semana do Educador Social, em que o Executivo poderia promover atividades e debates referentes à profissão.

A profissão

O educador social, de acordo com a proposta de lei em tramitação no Congresso, possui caráter pedagógico e social e deverá estar relacionado à realização de ações afirmativas, mediadoras e formativas. O campo de atuação é bastante amplo. Entre as atividades está o atendimento a pessoas e comunidades em situação de risco ou vulnerabilidade social, violência e exploração física e psicológica. Também devem agir na preservação cultural e promoção de povos e comunidades remanescentes e tradicionais.

 

Adaptado de: PedroPaulo.com

Assessoria de Imprensa

28/05/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *