Anderson Prego propõe elaboração do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos

Plenária por Mais Democracia, Mais Direitos e Combate à Corrupção
1 de abril de 2015
4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres será em março de 2016
6 de abril de 2015
Exibir tudo

A produção de lixo é um dos grandes problemas ambientais dos tempos atuais. O aumento da população urbana, a intensificação do consumo, o uso de produtos descartáveis, o modismo e o avanço tecnológico, são fatores que contribuem para o aumento destas dificuldades, por gerar muitos resíduos. Todos estes somados a ausência de um programa eficiente de gestão de resíduos, agrava ainda mais esta situação.

Com base nessa problemática, o vereador Anderson solicitou estudos para a elaboração de um Plano Municipal de Gestão de Residuos Sólidos, que iria aumentar a qualidade de vida da população colombense, além de ajudar na economia de energia e demais recursos e ajudar na preservação do meio ambiente.

Já existe uma lei (Lei Federal 12.305) que cria uma hierarquia para a gestão de resíduos: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, instituindo uma ordem de precedência que deixa de ser voluntária e passa a ser obrigatória. No entanto faz-se necessário observar o plano de Gestão de Resíduos Sólidos, e adequa-lo para as necessidades do município de Colombo.

 

01/04/2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *