Anderson Prego propõe incentivo à prática do Grafite em Colombo.

Mandato Popular Participativo Vereador Anderson Prego esteve presente na Formação dos conselheiros do Conselho municipal de alimentação escolar (CAE).
5 de julho de 2018
Ponte entre Campo Alto e Vila Esperança está próxima de ser concluída – Confira solicitações feitas pelo vereador Anderson Prego desde 2014
12 de julho de 2018
Exibir tudo

O vereador Anderson Prego solicitou, através da Indicação Legislativa nº 334/2018, que a prefeitura promova, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude, incentivo à prática do “Grafite” no município de Colombo.

A cultura Hip Hop, nascida como forma de expressão de comunidades das periferias estadunidenses, tem hoje no mundo todo, inclusive no Brasil, uma importância muito grande, pois é um movimento sociocultural, difundindo a cultura das periferias através de manifestação artística e materialização de ideias, com os elementos: RAP e DJ (música), Break (dança) e Grafite (plástica), os quais trazem sempre forte crítica social e busca por organização comunitária e melhoria das condições de vida da população de periferia.

O “Grafite” ou “Graffiti”, é uma arte feita com spray e normalmente encontrada em muros, está ligado ao Hip Hop desde o seu surgimento na cultura americana. De maneira geral, apesar da existência de movimentos organizados, o grafite ainda possui pouca visibilidade e apoio. Neste ponto, várias são as dificuldades, que vão desde o preço dos materiais até a desconfiança de ceder espaço nos muros da cidade para um jovem, que sem orientação ou portfólio de trabalhos, se arrisca a desenvolver a arte.

Sendo assim, o vereador sugeriu que a secretaria desenvolva estudos e diálogos com os interessados, a fim de elaborar iniciativas de apoio e fomento a esta prática artística, que englobem a oferta de aulas teóricas, oficinas e realização de festivais de grafite, inclusive em espaços públicos.

Em contrapartida, diferente da pichação, que normalmente apenas demarca territórios, o grafite irá deixar a cidade mais bonita, pois terá vários espaços de exposições artísticas, coloridas e com suas simbologias ao ar livre. O artista também, além de expor sua arte, será contemplado com aperfeiçoamento técnico a aprofundamento teórico, que contribuirão para crescimento pessoal, profissional e prática cidadã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *