Atitudes que Transformam o Mundo – Limpeza do Rio das Pombas

Comunicar para estigmatizar ou para Libertar?
29 de junho de 2013
Vereadores de Colombo votam contra Emendas destinadas aos jovens
3 de julho de 2013
Exibir tudo

O Centro de Estudos, Defesa e Educação Ambiental (CEDEA) em parceria com o Projeto Arborize, realizou no dia 01 de junho um mutirão, com o tema, “Atitudes que Transformam o Mundo” para limpar as margens do Rio das Pombas, localizado entre as ruas Jacarezinho e Cerro Azul, no bairro Paloma. O objetivo do mutirão é recolher entulhos, lixos e demais materiais poluentes, bem como orientar os moradores para deixar a nascente e toda a extensão do rio limpo.

O Projeto arborize foi criado pelos membros da Pastoral da Juventude de Colombo (PAJUPA), com o intuito de desenvolver ações concretas pela Eco-civilização do Amor. A primeira ação do grupo, na comunidade foi realizada em abril, quando plantaram arvores nas ruas do bairro Jardim Monza.

Segundo o Vereador, Anderson Prego, que também participou da ação, o objetivo é desenvolver ações concretas para o meio ambiente e organizar para que o lixo fique no local adequando. “limpamos grande parte da extensão do Rio das Pombas e conversamos com alguns moradores para que eles deem destinação correta do lixo e ajude a cuidar do rio. É a união que vai fazer com que a gente melhore cada dia mais”.

O coordenador do Projeto Arborize, Leno venuka, os movimentos que realizamos limpado o rio e conscientizando as crianças e os moradores vão fazer a diferença. “É fundamental que a gente tenha a participação do morador, que eles saibam onde ele vai descartar os resíduos, que nos ajudem a manter todas as áreas das comunidades de Colombo limpa”, afirmou Leno.

Para Josnei Lima um dos lideres do Projeto Arborize, garantiu que a próxima etapa será reflorestar toda a extensão do Rio das Pombas com arvores nativas. “a busca pela preservação do rio passa necessariamente pela retomada da mata ciliar, por tanto vamos, em setembro, retornar aqui e plantar arvores nativas, só assim o rio consegue se recuperar”, afirmou.

 

Projeto Arborize

https://www.facebook.com/projetoarborize

Coordenador Leno Venuka – Fone 9807-7585

 

Centro de Estudos, Defesa e Educação Ambientarl (CEDEA)

https://www.facebook.com/cedea.colombo.7

Coordenadora Laura – Fone: 9961-6336

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *