Colombo terá médicos do programa Mais Médicos do Governo Federal

Estados e Municípios já podem aderir ao Programa Estação Juventude
12 de agosto de 2013
Secretaria Nacional de Juventude convida gestores de Juventude para encontro nacional em Brasília
15 de agosto de 2013
Exibir tudo

Três novos profissionais atuarão nas Unidades de Saúde que contam com o Programa Saúde da Família

Unidade de Saúde Santa Tereza conta com o Programa Saúde da Família (PSF)

A prefeitura municipal de Colombo, por meio da secretaria da Saúde, assinou termo de adesão junto ao governo federal para receber profissionais da medicina por meio do Programa Mais Médicos. A iniciativa firmada em julho passado irá disponibilizar para o momento, três novos médicos.

Segundo a secretária da Saúde, Dalimar de Lucca Moreira, os profissionais devem iniciar o atendimento na segunda quinzena de setembro. “Estes médicos irão atuar exclusivamente nas unidades de saúde que contam com o Programa Saúde da Família (PSF)”, explicou.

De acordo com Dalimar, uma das exigências do governo para se fazer parte do programa é que estes médicos realizem atendimento somente nas unidades PSF, e ainda o município deve disponibilizar moradia, alimentação e transporte para estes profissionais.

Mais Médicos

Médicos devem iniciar o atendimento na segunda quinzena de setembro

O Programa Mais Médicos faz parte de uma ação para levar mais médicos para regiões onde há escassez ou não existem profissionais. As vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver esse problema, que é emergencial para o país.

Hoje, o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes. Esse índice é menor do que em outros países, como a Argentina (3,2), Uruguai (3,7), Portugal (3,9) e Espanha (4). Além da carência dos profissionais, o Brasil sofre com uma distribuição desigual de médicos nas regiões – 22 estados possuem número de médicos abaixo da média nacional.

Fotos: Bruno do Carmo

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Fonte: Prefeitura Municipal de Colombo. Disponível em: <http://www.colombo.pr.gov.br/> Acesso em: 13 de agosto de 2013.

13/08/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *