Desocupação do Parque dos Lagos

Indicação sobre Rondas Ostensivas nas imediações escolares – Parecer CCJ
10 de fevereiro de 2014
Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência
14 de fevereiro de 2014
Exibir tudo

Logo pela manhã, ainda antes do nascer do sol, acompanhamos a movimentação das famílias na ocupação próxima ao Parque dos Lagos. A polícia chegou às 7:30 para garantir que os oficiais de justiça levassem o mandado de reintegração de posse. Um enorme contingente, famílias com nervos à flor da pele. Mas graças a Deus as negociações proporcionaram a desocupação de forma pacífica.

Cerca de 250 famílias ocupavam a área de manancial do Rio Palmital. Existem muitas crianças, mulheres gravidas e idosos.

Estivemos presentes para ajudar na negociação entre os cidadãos, a Prefeitura e a Policia Militar. Houve momentos conturbados e ao final as famílias foram levadas para alguns ginásios de esportes do município de Colombo. A prefeitura assumiu alguns compromissos, tais como:

– Garantir colocação das famílias nas unidades de Esportes próximas da região;
– Fazer o cadastramento de todas as pessoas presentes na ocupação;
– Buscar uma solução para a relocação dos cidadãos que estavam na ocupação.

No entanto, é lamentável ver como a Prefeitura de Colombo está cuidando da situação das pessoas que foram obrigadas a sair do local ocupado. Já tarde da noite, observa-se que a situação no ginásio do Rio Verde, para onde foram levadas parte daquela população não condiz ao acordo firmado pela manhã. A prefeitura Jogou as pessoas no ginásio, não garantiu a infraestrutura que havia prometido e já passava da meia noite e eles não tinham alimentação.

São 38 famílias que estão no Ginásio do Rio verde, não há colchões, cobertores e há no local 35 crianças.
Até o momento não se tem providências concretas para garantir o bem estar deste povo.

12/02/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *