Desrespeito à Igreja Católica e suas lideranças nos blogs de Colombo.

CE Alfredo Chaves realiza reunião de pais, educadores e comunidade
5 de março de 2013
O fim do chavismo? *Reportagem publicada por CartaCapital em dezembro de 2012
6 de março de 2013
Exibir tudo

Boa Tarde Senhor Presidente, Senhoras Vereadoras, Senhores Vereadores, comunidade e demais autoridades.

Faço Uso da Tribuna Livre nesta sessão ordinária, para expressar a minha preocupação e indignação com a falta de respeito que um blog mal intencionado vem realizando contra a Igreja Católica e suas lideranças. Diariamente nos deparamos com postagens ofensivas, caluniosas e mentirosas sobre a ação da Igreja Católica e suas lideranças na política colombense.

É uma inverdade e uma hipocrisia dizer que a igreja católica não deve estar atenta as questões política do município, pois é também função dos lideres das igrejas cuidar do rebanho, conduta esta pautada por sua Doutrina Social e pelas formações oferecidas que orientam seus fiéis a buscar o equilíbrio entre as dimensões da fé e da política.

A maioria da população colombense é cristã. E o dever do cristão (liderança ou não) é lutar pelo bem comum e o bem viver, bem como os direitos de toda a população.

Os últimos Papas têm convocado os católicos para participar da política ativamente. Sabemos que a política correta é um meio forte de viver a caridade, pois visa ao bem comum, especialmente dos desamparados, doentes, pobres, desabrigados, marginalizados, entre outros.

Ao falar da Igreja Católica precisamos lembrar o que diz os documentos da Igreja e contribuir para construir uma sociedade que respeite plenamente a dignidade humana.

A fé oferece horizonte amplo para ação política e se a política é a principal ferramenta de promoção do bem comum numa sociedade democrática, não dá para dizer que o Cristão que assume verdadeiramente a sua fé pode deixar de lado a política, uma vez que esta também é um importante instrumento de instauração da justiça social.

Ademais é importante ressaltar o compromisso que homens públicos e formadores de opinião têm com os conteúdos que publicam nos meios de comunicação e nas redes sociais que possuem um papel fundamental na relação de interlocução com os cidadãos e com as cidadãs do município.

Atualmente os debates sobre comunicação ressaltam a importância que comunicação ética tem para a construção de um conceito de cidadania. Ética e a cidadania são importantes para uma boa estruturação de uma sociedade e a sua falta pode provocar a autodestruição desta sociedade, na medida em que as relações institucionais e pessoais se deterioram.

 

Quando falamos em sociedade estamos nos reportando à ideia básica de sociedade de inclusão que dialoga e propõe espaços de interlocução com todas as instituições que a compõem, inclusive aquelas ligadas às crenças dos cidadãos e das cidadãs. Ser cidadão e cidadã carrega em sua etimologia a ideia de ‘alguém que se compõe à sociedade’, sendo, portanto contraditório, excluir pessoas e instituições da vida política colombense.

A preocupação com as mensagens postadas no blog é a falsa ideia de cidadania, concebida somente para um grupo de pessoas e instituições, onde certas pessoas ou grupos não podem fazer parte. Outro aspecto revelado nas postagens deste blog é sobre o sua responsabilidade com a veracidade das informações, o uso adequado e respeitoso dos termos e o código ético que apresenta. Se nós, pessoas públicas, eleitas pelo voto de milhares de eleitores não estivermos atentos/as a estas questões, certamente uma parte importante nas relações com a comunidade, que é a comunicação ficará prejudicada. E comunicação não é apenas liberdade de expressão, mas cidadania na medida em que permite às pessoas se inserir na sociedade. Deve ser objeto de debates e reflexão desta Casa.

Finalizo dizendo e reafirmando o papel importante e fundamental que tem os blogs do nosso município para desenvolver a formação crítica de cada cidadão, quem dera pudéssemos ter ainda mais blogs comprometidos com as questões políticas e façam a interlocução com os cidadãos.

05/03/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *