Dia 19 de Outubro – Dia internacional de combate ao câncer de mama

Vereador Anderson Prego recebe em seu gabinete o Artista Fernando Martins
16 de outubro de 2017
NOTA PÚBLICA – Vereador Anderson Prego CONTRA a aprovação do 13º salário e 1/3 férias para Prefeitos, Vice Prefeitos e vereadores de Colombo
27 de outubro de 2017
Exibir tudo

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com pessoas que superaram o câncer de mama,  práticas esportivas e outros.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP.

IMPORTANTE

Neste ano, a Câmara Municipal de Colombo promoverá uma palestra no dia 19 de outubro, às 14h no Plenário. A prefeitura municipal oferece, também nesse dia, das 9h às 16h30, no Auditório da Regional Maracanã, Palestras de Promoção a Saúde.

No dia 21, todas as Unidades de Saúde estarão abertas para coleta de exame preventivo e encaminhamento para mamografia, das 8h às 15h. Neste dia, 21, também acontecerá o Dia do Bem – na Escola Municipal Jovino do Rosário, localizada na Rua Marechal Eduardo Gomes, número 571, no bairro Maria do Rosário – das 9h às 16h.  Durante a programação os participantes poderão obter atendimentos médicos e de enfermagem; consultas com psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e dentistas. Além de cabeleireiros, manicures – bem como palestras relacionadas à saúde e qualidade de vida.

No dia 24, a UBS Fátima – terá o horário estendido das 8h às 20h, para coleta de exame preventivo.

“Uma campanha para tocar no peito” será tema da Caminhada Outubro Rosa, no dia 27. Com inicio às 9h, na Praça Nossa Senhora do Rosário, Centro – e chegada à Prefeitura.

E, no dia 30, a UBS Jardim Paraná – também – terá o horário estendido das 8h às 20h, para coleta de exame preventivo.

 

#Tamojunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *