Dia Mundial da Alimentação 16/10/2013

Por que precisamos do PL 4471? Pelo fim dos autos de resistência
10 de outubro de 2013
Índice de assassinato de jovens negros preocupa autoridades brasileiras
12 de outubro de 2013
Exibir tudo
Dia Mundial da Alimentação 2013 celebra
Sistemas alimentares sustentáveis
Plantio, colheita, processamento dos alimentos, transporte e comercialização. A comida que chega às casas de cada cidadão passa por diversas fases. De olho no impacto dos sistemas alimentares para o meio ambiente, o Dia Mundial da Alimentação 2013 tem como tema Sistemas alimentares sustentáveis para segurança alimentar e nutrição .
Comemorada todos os anos no dia 16 de outubro, dia da fundação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a data marca o debate de questões relacionadas à produção de alimentos e à consciência social sobre o problema da fome no mundo. O Dia Mundial da Alimentação faz um alerta à problemática da desnutrição no mundo e a necessidade de reforçar a cooperação econômica e técnica entre países em desenvolvimento.
Criada em 1945, a FAO atua como um fórum neutro, onde todos os países, desenvolvidos e em desenvolvimento se reúnem em pé de igualdade para negociar acordos, debater políticas e impulsionar iniciativas estratégicas. Atualmente a FAO tem 191 países membros, além da Comunidade Europeia. A sede central é em Roma, Itália, e a rede mundial compreende cinco escritórios regionais e 78 escritórios nacionais. Em 2012, o tema central do Dia Mundial da Alimentação foi “Cooperativas agrícolas – essenciais para alimentar o mundo”.
No Brasil, a FAO apóia várias ações de programas brasileiros, entre elas, o Programa Fome Zero, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS); o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); o Plano Nacional de Desenvolvimento da Pesca e Aqüicultura, em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura; o Programa Nacional de Alimentação Escolar, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Ministério da Educação (MEC); o Programa de Áreas Degradadas na Amazônia (Pradam), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e iniciativas regionais.
Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, o Conselho Nacional de Segurança Alimenta e Nutricional (Consea) produziu este Fala, Consea , que traz artigos, entrevistas e matérias sobre eventos relacionados ao Dia Mundial da Alimentação.
Fonte:

Informativo CONSEA NACIONAL
10/10/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *