Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Câmara de Colombo Aprova moção de Apoio ao Coletivo de Humanidades do Paraná.
1 de abril de 2021
Prefeitura retoma processo de Construção do CMEI Jardim Monza.
5 de abril de 2021
Exibir tudo

Celebrado anualmente no dia 2 de Abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo visa ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

A data foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos. Como forma de ampliar o olhar e as ações de campanha, abril é conhecido como o “mês da Conscientização do Autismo”.

Em Colombo, a Lei Municipal nº 1468/2018, instituiu a Semana Municipal de Conscientização do Autismo e Políticas Municipais de Atendimento aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Sabemos que as pessoas com autismo ainda não têm acesso a serviços públicos ou mercado de trabalho, de forma a garantir sua dignidade e direitos humanos. Por isso, este é um dia muito importante.

De acordo com a Revista AUTISMO, com um primeiro tema unificado em todo o país (para 2020 e 2021), a comunidade envolvida com a causa do autismo no Brasil todo segue, unida, em uma campanha nacional para celebrar a data e conscientizar, usando a hashtag #RESPECTRO nas redes sociais (união das palavras “respeito” + “espectro”) e o tema “Respeito para todo o espectro“. Com a pandemia de Covid-19, o tema não conseguiu tanto destaque na mídia em 2020. Espera-se que em 2021 haja mais engajamento da imprensa para divulgar a mensagem, conscientizar e pautar a sociedade para falar a respeito do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

 

Em seu mandato, o vereador Anderson Prego tem defendido constantemente a pauta da inclusão, relacionada ao autismo e semelhantes. Confira algumas ações:

Foi o propositor inicial da Lei que proíbe a queima e a soltura de fogos de alto impacto ou com efeitos de tiro é aprovado em Colombo. (aprovado em 30 de março de 2021).

Propôs a regulamentação da carteira de identificação de autistas em Colombo (Indicação Legislativa nº 449/2019, reapresentada em 2020).

A Carteira de Identificação do Autista é instrumento para garantir o atendimento prioritário de pessoas com autismo, conforme determina as Leis Federal nº 10.048/2000 e 12.762/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno Espectro Autista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *