Gastos da Prefeitura de Colombo com publicidade e propaganda

Prefeitura de Colombo abre cadastramento de convênio para clínicas ofertarem serviço de esterilização de cães e gatos.
25 de julho de 2018
Homenagem do Vereador Anderson Prego à jovem colombense Íris Maria Venzke
15 de agosto de 2018
Exibir tudo

Na data de 27 de julho de 2018, foi publicado em diário oficial, dois termos aditivos aos contratos de publicidade e propaganda firmados entre a Prefeitura Municipal de Colombo e as empresas TRADE COMUNICAÇÃO E MARKETING SS LTDA e SALISH COMUNICAÇÃO LTDA, que somam o teto de R$ 4.400.000,00 (quatro milhões e quatrocentos mil reais) e estendem o prazo de validade até a data de 16/07/2019.

O contrato nº 144/2015, firmado entre a Prefeitura Municipal de Colombo e a empresa TRADE COMUNICAÇÃO E MARKETING, foi assinado dia 17/07/2015, com validade até 16/07/2016 e valor inicial de R$450.000,00 (quatrocentos e cinquenta mil reais). Em julho de 2017, foi publicado um termo aditivo, aumentando o valor do contrato para R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) e prorrogando o prazo até 16 de julho de 2018.

Semelhante ao caso acima, o contrato nº145/2015, firmado entre a Prefeitura Municipal de Colombo e a empresa SALISH COMUNICAÇÕES, foi assinado em 17/07/2015, com valor inicial de R$150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), prorrogado para 16/07/2018 e aumentado o valor para R$ 1.400.000,00 (um milhão e quatrocentos mil reais). Com este novo aditivo em 2018, percebemos que existirão contratos, sem nova licitação, há três anos.

Na Lei de Diretrizes orçamentárias, o planejamento previsto para a Secretaria de Comunicação Social da prefeitura soma o montante de R$2.245.000,00 (dois milhões, duzentos e quarenta e cinco mil reais), distribuídos em atividades de Comunicação Social para o Poder Executivo, como Assessoria de Imprensa, Publicidade, Propaganda e Relações Públicas. Coordenar eventos, cerimoniais e divulgar atos e ações do Governo, além de manter despesas de pessoal.

Conforme podemos observar na Lei Municipal nº 1.363, DE 23/12/2014, que dispõe sobre a estrutura organizacional da Prefeitura Municipal de Colombo, a Secretaria de Comunicação Social foi criada para:

Art. 24. (…)

I – Assessorar o Chefe do Poder Executivo Municipal no relacionamento com a imprensa, visando a centralização e o ordenamento de intercâmbio de informações entre o Governo e a Sociedade;

II – Coordenar as atividades de cerimonial da Prefeitura Municipal, adotando as medidas necessárias para organizar eventos e reuniões com a presença do Chefe do Poder Executivo e demais autoridades;

III – Coordenar e controlar a divulgação das ações administrativas e políticas do Governo Municipal por meio de campanhas publicitárias, bem como orientar a programação financeira destas;

IV – Divulgar as atividades da administração direta do Governo Municipal;

V – Planejar, organizar e executar conferências, palestras, seminários, exposições, congressos e mesas redondas, sobre assuntos de interesse do Município; (…)

Para tanto, esta secretaria comporta o Departamento de Imprensa, Coordenação de Redação, Coordenação de Imagem e Som, Departamento de Publicidade, Propaganda e Veiculação, Coordenação de Diagramação; Coordenação de Mídia, Departamento de Relações Públicas e Divulgação, Coordenação Cerimonial, Coordenação de Eventos, e Coordenação de Relações Públicas, todos com seus cargos devidamente preenchidos, conforme divulgado no portal da transparência até a data desta publicação.

Para o vereador Anderson Prego (PT), é de causar estranheza que uma prefeitura, mesmo tendo uma secretaria competente instituída para o trabalho de comunicação social, necessite ainda arcar com tamanha despesa extra para dialogar com a população. O vereador afirmou que vai aprofundar os estudos e acompanhar estes contratos. Em sua visão, “uma cidade que comunica com a população não precisa gastar tanto com propaganda”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *