Governo Federal elabora novo plano de trabalho para jovens

Projeto que acaba com o 14º e 15º salário de parlamentares é aprovado na Câmara dos Deputados
1 de março de 2013
SNJ prorroga prazo para concurso de Prosa, Poema e Fotografia do Plano Juventude Viva
3 de março de 2013
Exibir tudo

O Subcomitê de Trabalho Decente e Juventude vai se dedicar, ao longo de 2013, à elaboração de um novo plano de trabalho para jovens, o Plano Nacional de Trabalho Decente para a Juventude. O Subcomitê é coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pela Secretaria Nacional de Juventude com o apoio técnico da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Estabelecendo regras e orientações que visam à inserção qualificada no mercado de trabalho, o plano nacional deverá representar melhores oportunidades e condições de trabalho para os jovens. De acordo com dados do MEC (Ministério da Educação), publicados no estudo “Jovens de 15 a 17 Anos do Ensino Fundamental”, 29% dos jovens nessa faixa etária já estão, de alguma maneira, inseridos no mercado de trabalho. Desses jovens, 71% recebem menos de um salário mínimo.

Além disso, o novo plano pretende combater o alto desemprego juvenil e as condições de exploração no trabalho. Segundo o Panorama Laboral apresentado em dezembro de 2012 pela OIT, o desemprego juvenil urbano na América Latina é de 14,3%. O índice é três vezes maior do que entre os adultos.

 

Fonte: Secretaria Nacional de Juventude

01/03/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *