I CONFERÊNCIA TEMÁTICA DA SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA ESTADO DO PARANÁ

10 anos da Criação da SEPPIR
27 de junho de 2013
Comunicar para estigmatizar ou para Libertar?
29 de junho de 2013
Exibir tudo

Vereador Anderson Prego e a Assessora Parlamentar Marici Seles, participam hoje dia 28/06/13 da primeira Confêrencia Temática da Saúde da População Negra. Segundo censo 2010 do Instituto de Pesquisa de Geografia e Estatística (IBGE) alguns dados estatísticos mostram o grande número que representa a população negra no País, entre 191 milhões de habitantes, a maioria é negra chegando a aproximadamente 97 milhões. E Conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômicas e aplicadas (IPEA)16,2 milhões de brasileiros vivem em situação de extrema pobreza, recebendo pouco mais de R$ 2,00 por dia e desse total de 70,8% são negros e negras e 50% tem menos de 19 anos. Os dados revelam que a uma parte da população não tem acesso a água potável e energia elétrica.

O Brasil reconhece o racismo como barreira importante ao gozo pleno do direito à saúde da população negra. O racismo esta vinculado não somente as grandes taxas de adoecimento e morte por causas evitáveis, mas também a maior carga de doenças e ao menor acesso às ações promoções, preparação, e recuperação em saúde.

Tendo em vista a necessidade de ampliar o debate sobre a temática e adquirir maior conhecimento o Mandato Popular Participo participou, desta primeira conferencia que visa tratar da saúde dos negros e negras com um estado de completo bem estar físico, mental e social.

Segundo Marici Sele a busca por equidade para quem esta em condições diferentes, deve ser tratada de forma prioritária, afim da diminuição da vulnerabilidade social, e é inegável que a população negra esta entre as mais excluídas e descriminadas no meio social. A busca por equidade, além de ser um dos princípios da saúde é também um principio do mandato popular participativo vereador Anderson prego.

29/06/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *