JPT e Conjuve articulam preparativos e atividades para Jornada Mundial da Juventude

Segunda prestação de contas é realizada por Anderson Prego
25 de maio de 2013
Deputados farão diligências para combater a violência contra a mulher
25 de maio de 2013
Exibir tudo

O secretário nacional de Juventude do PT, Jefferson Lima, e o representante da Pastoral da Juventude no Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Edgar Mansur, falam sobre as preparações para a Jornada Mundial da Juventude que será realizada entre os dias 23 e 28 Julho, no Rio de Janeiro.

A Jornada Mundial da Juventude é um evento religioso criado pelo Papa João Paulo II em 1985, que consiste na reunião de milhões de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro.

Jefferson Lima informou que a JPT por meio do diálogo com diversos movimentos e com a Pastoral Juventude está construindo uma intervenção qualificada na defesa da pautas progressistas para apresentar na Jornada.

 

“São mais de 190 paises que irão participar da Jornada para discutir temas importantes e também receber a visita do Papa. Nós estamos organizando a militância da juventude do PT junto com os companheiros das pastorais da juventude para que possamos ter debates importantes com temas relevantes para a sociedade brasileira e também para sociedade mundial”, falou o secretário.

Na ocasião, Edgar Mansur reforçou que a Jornada tem uma função também política no sentido de demonstrar a função social e as lutas da juventude brasileira.

“A Jornada é o grande encontro da juventude católica e que vem mostra a diversidade do rosto juvenil que a igreja tem nos paises, podemos dizer que é o grito da juventude. Mas ela não é restrita somente à juventude católica porque ela convida a juventude a levantar a sua pauta, ou seja, é uma oportunidade de formar um grande ciclo da juventude. No Rio de Janeiro nós vamos ter o exemplo de participação de outras religiões dentro da Jornada, por isso, ela não vai ficar restrita a sacristia católica”, afirmou Mansur.

Jefferson Lima ainda destacou que uma das prioridades da JPT na Jornada é dar visibilidade à Campanha Nacional contra o Extermínio de Jovens.

“Nós estamos articulando e prevendo uma grande marcha mundial da juventude na luta contra o extermínio da juventude brasileira e da juventude mundial como um todo. A expectativa é reunir mais de 100 mil jovens nessa marcha durante o período da Jornada para defender as bandeiras e as políticas públicas voltadas para a juventude brasileira. Na ocasião pretendemos destacar também a luta contra a redução da maioridade penal que é uma das bandeiras encabeçada pela juventude do PT”, convidou Jefferson.

(Fabricia Neves – Portal do PT)

25/05/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *