Juventude e Violência é tema de debate na Câmara Municipal de Curitiba

Mandato realiza Seminário sobre a redução da maioridade penal
18 de abril de 2013
Mandato participa de curso com a temática Gestão Pública direcionada ao legislativo municipal.
20 de abril de 2013
Exibir tudo

A segunda noite de debate da Semana da Cidadania (Sdc) de 2013, promovido pela Arquidiocese de Curitiba, teve como tema “Juventude e Violência”. O seminário foi ministrado pelo professor Pedro Bodê, do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e pela psicóloga Joyce Pescarolo, doutoranda em Sociologia, na UFPR. O evento foi realizado nesta quinta-feira (18), na Câmara Municipal de Curitiba.

Muitas lideranças da Juventude de Colombo e Curitiba estiveram presentes para debater o tema que sempre vitimiza as juventudes. Segundo Pedro Bodê, os jovens negros e moradores da periferia constituem o principal alvo desta repressão. “Isso acontece cotidianamente, em especial nas periferias das grandes cidades ou quando grupos de jovens daesta região tentam acessar os serviços, principalmente os de lazer e trabalho, nos centros ou em outras áreas em que estejam disponíveis”, argumenta o professor..

Além disso, Bodê observa um aumento da violência contra os jovens, seja nos altos índices de mortes violentas, particularmente homicídios, seja no aumento das taxas de encarceramento de indivíduos advindos deste grupo social.

Já o vereador Anderson Prego, analisa que as práticas do poder público não parecem ser as sonhadas políticas públicas que efetivamente não alcançam os jovens. “Precisamos considerar o declínio e a precariedade de outras esferas da vida social juvenil, como o acesso ao trabalho decente, ao esporte, lazer ou os processos educativos vividos e presentes nas escolas públicas, como a falta do ensino integral”, afirma.

Sdc Colombo

Na noite de quarta (17), a discussão da maioridade penal aconteceu na Câmara Municipal de Colombo e contou, também, com a participação de diversas lideranças de juventude. As argumentações, sugestões e análises feitas nesta Sdc 2013, serão continuadas para de fato buscar melhorias no assunto.

19/04/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *