Mandato Popular Participativo Vereador Anderson Prego esteve presente no Encontro com FNDE.

Professor de Educação Física para atuar nas etapas de Educação ofertadas pelo município de Colombo
21 de fevereiro de 2014
Inscrições para o Programa Passe Escolar terminam na semana que vem
25 de fevereiro de 2014
Exibir tudo

Mandato Popular Participativo Vereador Anderson Prego esteve presente no Encontro com técnicos dos Programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, que trouxe para o Paraná a proposta de debater os Programas direcionados à Educação.

O evento contou com a presença de autoridades como o sr Jaime Sunye Neto, superintendente de Desenvolvimento Educacional do Paraná, deputato estadual Professor Lemos, além de secretários de Educação de diversos municípios paranaenses e profissionais ligados à Educação.

O objetivo do encontro foi apresentar e debater os programas do FNDE, afim de trazer não só informação, mas também soluções para vários problemas no sistema Educacional.

Foram debatidos os seguintes programas: Programa Nacional do Livro Didático – PNLD; Programa Biblioteca na Escola – PNBE; Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE; Programa Nacional de Transporte Escolar – PNATE; e Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
Apresentado pela técnica Juliana Hott, o PNLD tem como objetivo ofertar livros didáticos, acervos de obras literárias, material complementar e dicionários para escolas públicas de ensino Fundamental e Médio. Para o recebimento do material, é necessário que escolas federais ou sistemas de ensino de educação estaduais façam a adesão ao programa. Juliana salientou que uma vez feita esta adesão (como é o caso do Paraná) não é preciso renovação, ou seja, os livos passam a ser enviados automaticamente, conforme o funcionamento do programa.

Já o PNBE, explicado pela mesma técnica, atende também a rede munipal e fornece obras e demais materiais de apoio à prática da educação básica. Neste programa não existe a necessidade de cadastramento, uma vez que a distribuição é feita a partir do Censo escolar realizado anualmente pelo Instituto Anísio Teixeira (INEP).

O PDDE, apresentado por Urânia Ramos, tem o propósito de levar recursos diretamente às escolas e são destinados a gastos com patrimônio e materiais de consumo, proporciona também que as próprias instituições definam suas prioridades e os direcionem da melhor maneira, além de instigar o controle social, integração com a comunidade, simplificação de procedimentos e autonomia escolar. Para tanto, é fundamental que o gerenciamento destes recursos sejam feitos com responsabilidade, para que a escola não encontre problemas na hora de prestar contas e receber novos recursos. Conforme explicações de Urânia, em alguns casos os gestores se complicam por desconhecimento das resoluções que estipulam as normas para captação e utilização destes recursos.

Contemplando o transporte escolar, o PNATE é destinado ao custeio da frota já existente, ou seja, os recursos oriundos deste programa não podem ser utilizados para compra de veículos. No PNATE, os valores são repassados em 9 vezes, nos meses de maço à novembro e tem como indicador de necessidade os dados do censo escolar. Os valores variam de acordo com o número e especifidades de alunos que precisam deste atendimento, conforme resolução nº12 de 2011. Já o programa Caminhos da escola visa renovar a frota; garantir qualidade e segurança no transporte escolar; garantir acesso e permanência de estudantes na rede de ensino; e reduzir a evazão escolar. Sua regulamentação é disposta no decreto 6.768 de 10 de fevereiro de 2009.

Por fim, a apresentação do PNAE, apresentou como objetivo do programa: a oferta de alimentação saudável para o período letivo e educação alimentar. Conforme o exposto, o CAE – Conselho de alimentação escolar é responsável pela fiscalização, deliberações e assessoramento nas questões que envolvem a alimentação escolar. O programa tem como prioridade fortalecer a compra de alimentos de regiões próximas às escolas, bem como posiciona-se favorável a escolha de alimentos orgânicos (alimentos cultivados sem o uso de agrotóxicos).

O Mandato Popular Participativo Vereador Anderson Prego continua estudando as resoluções, afim de encontrar soluções que garantam a melhora do sistema de ensino.

Informações mais detalhadas, outros programas e suas respectivas legislações encontram-se no site: http://www.fnde.gov.br.

21/02/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *