Mandato Popular Participativo Vereador Anderson Prego realiza reunião mensal

Audiência Pública sobre Reforma Política na Assembleia Legislativa
30 de março de 2015
Plenária por Mais Democracia, Mais Direitos e Combate à Corrupção
1 de abril de 2015
Exibir tudo

Realizamos na tarde do último domingo (29 de março), a terceira reunião do mandato no ano de 2015. A pauta contemplou análise de conjuntura municipal, estadual e nacional, prestação de contas, revisão do planejamento já existente e encaminhamentos para integrar os planos para 2015 e 2016.

Foi um momento muito importante, do qual participaram cerca de 20 pessoas que compõem o coletivo do mandato.

Uma das principais discussões, que levou mais de uma hora da reunião, foi sobre o reajuste salarial dos vereadores, aprovado recentemente pela maioria dos vereadores.

Nesta reunião foram explanadas todas as tentativas do mandato em não aprovar o reajuste, desde as discussões nos bastidores da Câmara até os encaminhamentos formais nas comissões e no plenário. Após relembrar e discutir nossas ações, assistir os vídeos e escutar gravações com as falas da sessão na câmara de Anderson Prego na íntegra, desmentindo as alterações e montagens, que houveram para desqualificar a imagem do vereador e do mandato, o coletivo entrou em consenso, optando pela não devolução do acréscimo oriundo do reajuste. No entanto, o recurso será destinado para utilização em capacitações necessárias para que o coletivo possa atuar politicamente da melhor maneira possível, bem como em estratégias de divulgação das mais de 500 ações do mandato em prol da população colombense.

Na sequência, trouxemos a apresentação das avaliações solicitadas via e-mail ou impressas aos integrantes do coletivo. Identificamos alguns problemas em nossa maneira de trabalhar. Entretanto, alguns problemas esbarravam justamente na falta de pessoal ou recursos para efetivação adequada. Abordamos ainda, temas também muito importantes para o mandato e o município, que foram: Plano diretor e Plano Municipal de Educação.

Sobre o plano diretor, foi possível debater temas que influenciam diretamente a população, como por exemplo, construção de ciclovias, organização do trânsito, melhorias na infraestrutura e ajustes no zoneamento urbano.  Já sobre Plano Municipal de Educação, as ideias trazidas das últimas capacitações junto à APP Sindicato dos professores/as e funcionários/as de Educação do Estado do Paraná também foram debatidas. Agora a tarefa é fiscalizar e garantir que as leis sejam encaminhadas à Câmara Municipal com tempo hábil para ampla discussão entre os/as vereadores/as.

Como encaminhamentos da reunião, além da elaboração de um material específico de prestação de contas sobre o posicionamento frente ao reajuste salarial dos/as vereadores/as, o coletivo saiu incumbido de levantar as demandas necessárias em suas regiões e trazer para discussão na próxima reunião, onde procuraremos as soluções possíveis. Outra necessidade é ainda o envio de sugestões para os rumos destes próximos dois anos.

As novas discussões acontecerão no dia 26 de abril, em horário e local ainda a definir.

30/03/2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *