Mercado Brasil de Colombo continua fechado

Solicitação de passarela de acesso do bairro Alto da Cruz ao terminal do Maracanã
17 de abril de 2014
Inscrições para o Programa Bolsa-Atleta de 2014 estão abertas
23 de abril de 2014
Exibir tudo

O Mercado Popular de Colombo, chamado Mercado Brasil – Alimenta Paraná, localizado no Monte Castelo, mesmo depois da construção ter terminado, continua fechado e tomado pelos matos e lixos.

Os Mercados Populares são equipamentos públicos que comercializam produtos considerados de primeira necessidade – como gêneros alimentícios, itens de higiene pessoal, limpeza e material escolar – a preços inferiores aos praticados no mercado da região atendida. Podem realizar compras nos Mercados Populares pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais.

Os primeiros cinco Mercados Populares da Rede de Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição estão sendo construídos nos municípios de Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Pinhais e São José dos Pinhais, localizados na Região Metropolitana de Curitiba (PR). Tais instalações compõem uma experiência-piloto, chamada Mercado Brasil – Alimenta Paraná, realizada em parceria pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pelo Governo do Paraná.

O convênio que viabiliza o projeto Mercado Brasil – Alimenta Paraná foi assinado a partir do Edital de Justificativa nº 06/2008. Na ocasião, o Governo paranaense apresentou sua estrutura e logística de abastecimento, capacidade de aquisição de estoque de produtos e experiência na operação de serviços de abastecimento social. Desde 1983, o Paraná desenvolve o programa Armazém da Família, com equipe própria, por meio das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa/PR).

O projeto Mercado Brasil – Alimenta Paraná conta com um orçamento total de mais de R$ 2,9 milhões, sendo cerca de R$ 2,11 milhões aportados pelo MDS e o restante pelo Governo do Estado. Os recursos do Ministério são destinados a execução de obras e instalações, aquisição de equipamentos e materiais necessários, desenvolvimento de sistema de controle de gestão e capacitação de funcionários e usuários.

A partir da experiência-piloto Mercado Brasil – Alimenta Paraná, o MDS avaliará os critérios e diretrizes fundamentais para a implantação de Mercados Populares em todo o Brasil e publicará o primeiro edital de seleção pública para instalação de novas unidades.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). disponível em: http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/equipamentos/feirasemercados/mercado-brasil-2013-alimenta-parana. Acesso em: 23 de abril de 2014.

23/04/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *