Papa nomeia padre colombense para ser bispo em Moçambique

Anderson Prego faz solicitação de placas trilíngue para a Pré-JMJ
11 de junho de 2013
Anderson Prego pretende criar Cadastro Unificado para vagas em C.M.E.I e escolas
13 de junho de 2013
Exibir tudo

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira (12), que o Papa Francisco I nomeou o padre brasileiro Luiz Fernando Lisboa, como bispo da Diocese de Pemba, em Moçambique, na África. O nomeado, atualmente exerce a função de pároco na Paróquia Santa Terezinha de Lisieux, em Colombo, na Arquidiocese de Curitiba (PR).


“Fui pego de surpresa, mas aceitei o desafio que é grande, num lugar praticamente esquecido pelo mundo, onde os desafios sociais são muitos e a pobreza é predominante. Já morei lá, de 2001 a 2008, e sei desta realidade, onde também os católicos são pouco mais de 25% da população”, conta Lisboa. “Atuei como pároco e vigário episcopal da Diocese de Pemba, que abrange o estado de Cabo Delgado. Mas estou confiante na providência divina e creio que se Deus me enviou a este lugar novamente, me capacitará para a missão”, relata.


O padre deverá partir para Moçambique no início de setembro e sua posse deverá ocorrer no mesmo mês. Lisboa será o sétimo bispo diocesano de Pemba. Ele é natural de Valença (RJ), está com 57 anos de vida e 29 de sacerdócio. É membro da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionista), desde 1982. Cursou o Ensino Médio em Osasco (SP), Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Puc-PR), e Teologia no Instituto de Teologia de São Paulo (Itesp). Possui também especializações em Missiologia, Liturgia e Pedagogia.


Em sua congregação, atuou nas diversas etapas da formação dos novos religiosos, inclusive como vice mestre de noviços em Viamão (RS). Foi também vigário paroquial em Osasco (SP), entre 1992 e 1997.

Monsenhor Luiz Fernando já conhece a diocese em que vai trabalhar. No ano de 2001, foi superior da comunidade passionista em Pemba, onde também foi pároco até 2004. Em seguida, foi nomeado formador do seminário de sua congregação naquele país, onde esteve até 2008.


A diocese de Pemba, em Moçambique, criada em 1957, está vacante desde a renúncia de dom Ernesto Maguengue, em novembro do ano passado.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Curitiba

12/06/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *