Presidenta Dilma sanciona Lei dos royalties para a educação

Juventude Negra em Movimento
13 de setembro de 2013
Vereador Anderson Prego apresenta lei que nomeia travessa no bairro Jardim Monza em Homenagem ao Pad
13 de setembro de 2013
Exibir tudo

Ontem (9), a educação do país obteve uma das mais importantes conquistas dos últimos tempos. Após aprovação no Congresso Nacional, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei que destina 75% dos royalties do petróleo à educação; os demais 25% irão para a saúde. Pelo texto, ainda haverá a aplicação de 50% dos recursos do Fundo Social em saúde e educação até que se cumpra a meta de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no ensino.

A ampliação dos recursos para a educação foi uma das principais reivindicações das manifestações que tomaram conta do país em junho. Diante das mobilizações, a presidenta Dilma anunciou cinco pontos prioritários: responsabilidade fiscal, investimentos na educação, prioridade na saúde, reforma política e desoneração ao transporte público.

A luta pelos royalties do petróleo, porém, é bem mais antiga no movimento da educação, que há anos defende que este bem finito gere um benefício infinito para a população brasileira. Pelo projeto, agora vertido em lei, a expectativa é que, em até 15 anos, os rendimentos obtidos pelo fundo sejam suficientes para cumprir as metas do PNE e da saúde. Apenas para os próximos 10 anos, é aguardado um incremento de R$ 112 bilhões para o ensino no país.

Fonte: APP – SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA DO PARANÁ. Disponível em:<http://www.appsindicato.org.br/Include/Paginas/noticia.aspx?id=9192> Acesso em: 14 de setembro de 2013.

13/09/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *