Reunião Mensal de Abril/2015

Cadastramento Biométrico em Colombo prazo até o mês de dezembro
15 de abril de 2015
Governo do PR massacra trabalhadores/as em Educação para garantir usurpação da Paraná Previdência
4 de maio de 2015
Exibir tudo

Realizamos na tarde do último domingo de abril (26), a quarta reunião do mandato no ano de 2015. A pauta contemplou o resgate dos encaminhamentos feitos na reunião de março, prestação de contas, participação nas manifestações em frente a Assembleia Legislativa do Paraná contra o PL 252/2015, projetos de lei protocolados, integração do transporte público e Plano Municipal de Educação.

Uma das principais discussões foi sobre a greve dos(das) trabalhadores(as) estaduais da Educação.  Para o coletivo, é de fundamental importância o acompanhamento da greve e participação nas manifestações, haja vista que a categoria estava lutando contra um retrocesso que atingiria não só a Educação, mas sim todo o funcionalismo público paranaense.

Outro assunto de destaque foi o Plano Municipal de Educação (PME). A equipe do gabinete tem acompanhado a elaboração do PME através da participação das reuniões realizadas pela comissão responsável pelo plano. Nas reuniões de abril, foram apresentados os números coletados na etapa de diagnóstico e agora a comissão irá redigir o documento base para realização da Conferência e de possíveis audiências públicas, para alterações no plano antes da aprovação na Câmara Municipal. Enquanto isso, o vereador tem participado de capacitações na APP Sindicato e em outros municípios, com o intuito de discutir e intervir no PME para possíveis melhorias. Agora a tarefa é fiscalizar e garantir que o PME seja encaminhado à Câmara Municipal com tempo hábil para ampla discussão entre os/as vereadores/as, o que deve acontecer em breve.

Sobre os Projetos de Lei, foram apresentados seguintes projetos protocolados: a. Cria o cargo de Educador Social no Município de Colombo e dá outras providências; b. Dispõe sobre a responsabilidade da destinação dos medicamentos em desuso no município de Colombo e seus procedimentos; e c. Dispõe sobre a instalação de Academias ao Ar Livre no Município de Colombo e dá outras providências. Os projetos “a” e “b” já foram divulgados e aguardam agora tramitação na Câmara, já o projeto “c”, aguarda ainda divulgação, no entanto, levaremos o projeto para debater junto  ao conselho da pessoa com deficiência, para possíveis alterações no que se refere à inclusão e acessibilidade. Foi noticiado também, a aprovação da Lei que denomina Travessa Padre Rafael Buzatto uma via situada no bairro Jardim Monza. A nomeação desta via irá beneficiar os moradores, uma vez que atualmente os mesmos são obrigados a receber correspondências e encomendas na vizinhança, além de encontrar muita dificuldade quando é necessária a comprovação de residência em bancos, lojas ou para outros fins.

Em relação à integração do transporte público, foram relembradas e discutidas as últimas decisões dos governantes dando indicativos para o fim do transporte integrado. Colombo já foi prejudicada com o fim da linha Colombo-Cic, além da não aceitação do cartão transporte nos terminais do município. O coletivo, que apoiou uma manifestação marcada pelas redes sociais, mas que infelizmente não teve adesão da população, entendeu como necessidade conscientizar a população colombense para a importância de nos mantermos atentos, a fim de garantir que a integração continue funcionando.

Como encaminhamentos da reunião, o coletivo saiu incumbido de levantar as demandas necessárias em suas regiões e trazer para discussão na próxima reunião, onde procuraremos as soluções possíveis.

As novas discussões acontecerão no dia 31 de maio, em horário e local ainda a definir.

 

04/05/2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *