Seminário Escola Pública e o Papel dos Trabalhadores da Educação

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Assessoria do mandato do vereador Anderson Prego participou do Seminário Escola Pública e o Papel dos Trabalhadores da Educação, promovido pelo Mandato da Vereadora de Curitiba Professora Josete, no dia 13/09/13 às 17:00h no Plenário da Câmara Municipal de Curitiba.

O seminário reuniu educadores, representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba- SISMUC. Entre os palestrantes a Mestra em história e professora da Universidade Positivo, Claudia Moreira; Doutoranda em educação e diretora do departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba; Secretária Municipal da Educação de Curitiba, Roberlayne Roballo; Dra. em educação e professora da UFPR, Andréia Gouveia e Doutora em educação, Katia Cristina Dambinski Soares.

O cronograma foi proposto em duas partes uma seqüência de palestras com as temáticas: O trabalhador da educação como sujeito da escola e formação dos trabalhadores em educação na perspectiva da construção de uma escola democrática e posterior abertura para debates.

Podemos ressaltar algumas falas de Claudia que dizia da importância dos profissionais de educação assumir o seu protagonismo, olhando para si e seu compromisso de educador, que no cotidiano da escola também aprende e ensina a construção e o exercício da cidadania em busca de uma democracia por incrível que pareça ainda utópica, já que a busca por um bem individual ainda se sobre sai ao pensamento do bem coletivo.

O tema indisciplina do aluno na escola ainda é trabalhado de forma superficial e como júri apontando diversos réus para tal problema, Claudia fala da importância do foco na solução e não no problema e da necessidade do educador ser o sujeito epistêmico que vai pensar a melhor forma da resolução ou minimizar o problema. Contudo o seminário foi rico em conhecimento e em partilhas de experiências.

Mas me pergunto: Cadê as chamadas tias dos colégios, as inspetoras, as secretárias, os alunos? Os demais vereadores? Estes não puderam comparecer. Que rico seriam os debates se fossem ouvidos todos os que estão diretamente ligados com o ato de formar e se formar. O objetivo aqui não é apontar o dedo culpando um ou outro, mas sim expor que é necessário se criar uma cultura em que todos pensem ser importante discutir as melhorias necessárias para a educação e que todos se sintam realmente sujeitos de direito e protagonistas de sua história e promotores de uma educação de qualidade para todos, afirma a Assesssora Parlamentar Marici Seles.

16/09/2013

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